A média de duração de um grupo de kpop de sucesso é em torno de 5 a 7 anos. Grupos que já atingiram essa marca ou que estão perto dela podem ser considerados anciões no cenário musical, e é inevitável que grupos mais jovens tomem o seu lugar algum dia, esse é o circulo do vida.
Quando falamos especificamente de grupos femininos, a situação é ainda mais delicada, porque apesar da aparência física ser um requisito obrigatório para ambos os gêneros no mundo do entretenimento, a exigência para que as garotas sejam belas e jovens é consideravelmente maior. Cada um de nós possui seu grupo favorito, mas é necessário encarar a realidade de que eles vão se separar um dia.
Vou utilizar como exemplo o grupo nº da Coréia atualmente, o Girls' Generation. O debut do SNSD aconteceu em 2007, ou seja, há 8 anos atrás. Considerando o tempo de treinamento, podemos dizer que a média de carreira está em torno de 10 anos. Eu nem preciso mencionar como é a rotina de um ídolo sul coreano, ou as restrições na sua vida pessoal porque isso todo mundo já sabe, mas agora imagina trilhar esse caminho por uma década, sua alma sendo sugada lentamente dia após dias.
Taeyeon, que é a mais velha entre as garotas do GG, possui 26 anos de idade. Tenho certeza que há dez anos atrás, uma carreira de popstar parecia muito mais atraente para a Taeyeon adolescente do que parece agora para uma mulher de quase 30 anos. Todos os que já passaram ou estão passando pelo período de transição para a vida adulta entendem que suas prioridades mudam conforme você envelhece.
A título de comparação, no grupo Wonder Girls, que também estreou em 2007 e já foi o grupo preferido dos coreanos, a líder Sunye desistiu da carreira de idol para focar em sua vida pessoal. Hoje, aos 25 anos ela é casada e tem uma filha. Enquanto isso, SNSD está no palco cantando Gee sem parar a quase uma década, impedidas de expressarem sentimentos naturais para mulheres da sua idade sem que sejam criticadas pelos fãs mais obcecados.
desceu uma lágrima aqui |
Estar um grupo de kpop é uma posição com prazo de validade, e é exatamente por esse motivo que novos grupos são lançados a todo o momento, na esperança de preencher a lacuna deixada por aqueles que se aposentaram. A indústria pop se alimenta da juventude de seus astros, e como o envelhecimento é inevitável (apesar do botox), o fato é que o grupo do seu bias vai acabar um dia, quer você queira ou não.
Aceitar a realidade é o que nos resta. Aproveitem os momentos alegres que seus ídolos te proporcionaram, as músicas que te fizeram dançar como louco, o fanservice descarado, as fanfics que você leu. E quando tudo isso tiver acabado, se lembre da emoção proporcionada pelo vínculo fã-artista. E claro, não se esqueça do apoio mesmo na vida pós-idol, independente da carreira que escolherem.
Segue a lista dos grupos femininos mais antigos e que ainda estão ativos:
Girls’ Generation (2007); KARA (2007); 2NE1 (2009); f(x) (2009); 4minute (2009); SECRET (2009); SISTAR (2010); T-ara (2009) e After School (2009).
É meio constrangedor cantar ''Oh, oh, oh, oh, eu te amo Oppa'' aos 30 anos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário